Como o forró se espalha por toda a Europa, queremos que todos estejam a par de todas as notícias, história, música e cultura que envolvem o forró!
Nesta edição vamos falar sobre as origens do forró, a comunidade do forró em Israel e a tradição da festa junina!
Antes de começarmos, você já é assinante do Forróletters? Não? Esta é a sua chance!
Forró e além
Origens do Forró Por Sonja Graf, extrato das atas da conferência do Conselho Internacional de Música Tradicional 31º Simpósio de Etnocoreologia, 2021.
A partir de 1875, um "forró" ou "forrobodó" era um termo usado para se referir a uma festa organizada pela classe trabalhadora após um longo dia de trabalho no Sertão, a região árida do nordeste do Brasil [De Quadros Junior e Volp 2009; Fernandes 2005]. Estes encontros festivos também eram chamados de "sambas de pé-de-serra" ou "sambas" [Marcelo e Rodrigues 2012:18]. Pensa-se que a origem do termo forró vem de uma palavra bantu "forrobodó", que foi trazida ao Brasil durante o comércio de escravos e significava
"'confusão' ou 'bagunça', circunstâncias bem adequadas a essas danças populares do interior nordestino no século 19... os encontros misturavam estilos musicais variados... Havia música e dança ao vivo nessas festas, pessoas de todas as idades, casados, solteiros, crianças, adultos, jovens e velhos. As pessoas dançavam sozinhas ou em pares" [Dias e Dupan 2017, p.9].
O Forró consistia em música ao vivo, comida, bebida e dança, e eram freqüentemente mantidos na casa de alguém como uma ocasião de união ou para atividades comunitárias como a colheita ou construção de uma casa, onde a comunidade participava do trabalho e depois, dançava no chão de terra para pressioná-lo para baixo [Fernandes 2005]. O forró também está associado à festa junina, festa que acontece em junho, em homenagem a São João.
No final do século XIX, muitos nordestinos migraram para as grandes cidades do sul do Brasil, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, devido às duras condições de vida no Sertão. Suas músicas e danças viajavam com eles e as "casas de forró" começaram a se abrir no sul, onde os nordestinos podiam ouvir música e comer alimentos e compartilhar danças de sua região de origem [ibidem].
No final dos anos 80, o forró ganhou reconhecimento entre os estudantes universitários do sul e como resultado, surgiu o estilo "forró universitário": a música forró começou a assumir influências modernas de outros gêneros como Rock`n Roll, Samba, Funk e Reggae [De Quadros Junior e Volp 2009] e os dançarinos começaram a incorporar movimentos de outras formas de dança, principalmente integrando giros e figuras de braços do samba rock [ibid.] assim como a proximidade física íntima da lambada e salsa [Fernandes 2005].
No início dos anos 2000, a dança do forró começou a ganhar popularidade na Europa e em 2008 foi realizado o primeiro festival internacional de forró, organizado por Terra Pasqualini, em Stuttgart. Assim, estimulou o pequeno mas crescente movimento de festivais internacionais de forró, maratonas e outros encontros de forró e agora o forró pode ser encontrado em quase todas as grandes cidades do continente europeu, incluindo lugares como Helsinki, Atenas e até Novosibirsk!
Referências1
Comunidade
Em uma noite ensolarada de quinta-feira no Jardim da Estrela em Lisboa, eu, Sonja Graf, me encontrei com Dor de Jaffa para saber um pouco mais sobre a comunidade do forró em Israel. Dor está treinando para ser psicoterapeuta corporal e ele viajou de Israel para Lisboa por quatro meses para absorver o máximo de forró que puder. Ele descobriu o forró há pouco mais de um ano e, como a maioria de nós quando encontramos o forró pela primeira vez, ele está totalmente apaixonado por esta dança, e atualmente tem aulas seis vezes por semana e vai a todas as festas que consegue encontrar. Como eu não tinha conhecimento de uma comunidade de forró existente em Israel, eu queria saber mais:
Conte-nos um pouco sobre o forró em Israel!
Assim, há uma comunidade de forró em Israel, construída a partir da maioria dos israelenses que aprenderam forró. Alguns deles são israelenses nascidos em Israel e alguns são brasileiros que vivem em Israel, e trouxeram suas culturas como o forró, o samba e outras músicas brasileiras. A comunidade consiste de algumas dezenas que são realmente ativas na comunidade, mas outras poucas centenas que sabem dançar o forró.
Quem iniciou a comunidade em Israel?
Eu diria que há quatro personagens principais que lideram os eventos de forró e ensinam. Eles são Mai Grafi Halevy, Omri Makdasi, Geffen Ben Yossef e Noa Peled.
Onde está baseada a comunidade?
Está baseado, eu diria, em Tel Aviv, mas há outras cidades que têm alguns pequenos eventos de forró e também às vezes há um fim de semana de forró no norte de Israel junto ao Mar da Galileia e em Pardes-Hana.
Existem aulas regulares?
Eu não sei o que está acontecendo em Tel Aviv no momento, mas normalmente há uma aula a cada duas semanas. Às vezes há dois níveis, forró zero e "progressors" e depois da aula geralmente há uma festa. A comunidade ainda é jovem, por volta dos quatro anos desde a criação, mas está ficando maior.
Que Grupos você tem em Israel?
Existem três grupos em Israel: Baticumpé, Quatro no forró e Brasil para todos. Elas são feitas de uma mistura de brasileiros e israelenses.
Quando você volta a Israel e o que você vai trazer de volta à comunidade do forró daqui?
Vou me juntar ao esforço de promover o forró para que mais pessoas também possam desfrutar e eu possa dançar mais. Gosto muito que muitas pessoas aqui o promovam liderando aulas, fazendo eventos, brincando na rua. Eu dançaria todos os dias lá se pudesse!
É realmente divertido falar com você Dor, porque eu posso ver como nasce um fan de forró!
Sim, é muito bom porque tenho a mesma sensação com o forró aqui em Lisboa que tenho em Israel. Quando eu saí, o forró estava se sentindo muito amigável e familiar. E quando cheguei aqui, depois de algumas vezes dançar com o povo em Lisboa, senti a mesma sensação! Há o mesmo fio condutor em cada comunidade, acho que à sua maneira especial, mas há algo muito parecido em todas as comunidades de forró.
O que você acha que é esse "fio"? Como você o descreveria?
Eu diria que é ouvir música divertida, às vezes emocional, calmante e emocionante e compartilhar a mesma alegria de dançar intimamente e livremente com outras pessoas. Eu realmente sinto que às vezes eu flutuo! Eu realmente flutuo, se for uma boa dança!
Ok, mas o que faz uma boa dança ser boa? O que faz dela uma "dança flutuante"?
Eu ainda não sei. Acho que é construído sobre a conexão na vontade de ambas as pessoas de se divertirem. Para não levar isso muito a sério. Para rir sobre cometer erros ao dançar, para mim, realmente gosto do fato de que a dança está mudando o tempo todo e eu posso mudar de líder para seguidor, então eu tenho algumas pessoas com quem posso fazer isso. E acho que há todas as coisas físicas como a oxitocina e quando você abraça alguém. Eu acho que é a combinação de tudo isso. E é por isso que eu posso fazer isso por horas!
O que faz de você o viciado em forró que você é?
Essa é uma boa pergunta porque combina minha paixão pela dança, mas também os diferentes aspectos da minha vida. O que realmente mudou aqui é que eu sempre senti que, como líder, sou 100% responsável pela dança e foi realmente semelhante ao que eu pensava sobre a vida de alguma forma. E aqui eu realmente vim a entender que é realmente 50 / 50 e que nós compartilhamos a responsabilidade por nossa dança. Também ser um homem e estar confortável para mover meus quadris, isso era novo para mim! Eu realmente sinto que amadureci só de dançar, algo em mim realmente mudou em minha perspectiva.
E como descobrirmos onde ir ao forró em Israel?
Há um grupo de facebook chamado We Love Forró Israel e uma página para que, se alguém estiver vindo, possa entrar em contato lá. Temos também um grupo whatsapp no PT/EN/HE para atualizações também. Eu posso conectar qualquer pessoa ao grupo whatsapp, me envie uma mensagem.
Muito obrigado Dor, eu realmente gostei muito de aprender mais sobre a cena do forró em Israel!
E você? Você já dançou em Israel? Compartilhe sua experiência nos comentários! Gostamos muito de ouvir de você!
Forró e além
É o mês de São João!
Você sabia que o Dia de São João é comemorado em muitos países? No Brasil, embora São João seja no dia 24 de junho, as "festas juninas" acontecem durante os meses de junho e julho em todo o país.
Importadas no século XVI pelos portugueses, as festas juninas foram perdendo gradualmente seu caráter religioso e assimilando mais elementos das raízes indígenas e africanas do país, para se tornarem um forte símbolo das áreas rurais do Nordeste.
Hoje eles homenageiam três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Durante as festas juninas, as pessoas organizam "arraiais", grandes festas e comem muitos pratos à base de milho, sendo o mês de junho a época da colheita. Entre os pratos típicos: bolo de milho, pipoca, cuscuz, canjica, pamonha, ou pés de moleque. E eles bebem quentão (vinho quente). É a ocasião para tirar seu chapéu de palha, camisas de xadrez e macacão!
E é claro que você terá que dançar a famosa "quadrilha", uma dança popular coletiva que teve origem na quadrilha, presente nos salões da aristocracia francesa e na corte real francesa.
Também há casamentos (falsos, mas ainda assim) porque afinal, Santo Antônio é o santo "casamenteiro"!
E por último, mas não menos importante, cantamos e dançamos forró, muito forró!
Além disso, que melhor maneira de falar de São João do que Luiz Gonzaga e "Olha Pro Céu"?
PS: Você sabia que há até mesmo competições como para o carnaval?
Como VOCÊ pode se envolver com a Federação?
Estamos à procura de voluntários apaixonados para escrever para esta newsletter! Como você pode ver, a cada mês temos textos de diferentes colaboradores, e você pode ser um deles! Você tem uma opinião, uma história ou uma ideia sobre o forró ou a cultura brasileira, que você acha que a comunidade precisa conhecer? Este é o seu lugar! Entre em contato conosco enviando-nos um e-mail para: forroletters@gmail.com!
Se você tem outras habilidades especializadas e quer ser voluntário de outras formas, adoraríamos que contribuísse para nossa federação! Você pode nos enviar um e-mail para forrofederation@gmail.com.
Festivais e eventos internacionais que acontecerão nos próximos meses
Por favor, note que esta lista não é exaustiva. Você quer ser citado nesta newsletter com seu evento? Envie-nos um e-mail!
Forró com Coração, 03/06 to 05/06, Aachen, Germany
Baião Vai, 24/6 to 26/06, Lisbon, Portugal
Printemps do Brasil, 09/06 to 12/06, Toulouse, France
Tome Forró, 10/06 to 12/06, Berlin, Germany
Festa Junina, 24/06 to 26/06, Basel, Switzerland
1er Festival Forró de Montpellier, 01/07 to 03/07, Montpellier, France
Alegria do Norte Festival, 15/07 to 17/07, Stockholm, Sweden
ForróCamp, 31/07 to 07/08, Rügen, Germany
Bordeaux Forró Festival, 4/8 to 8/8, Bordeaux, France
O fole roncou, 11/08 to 16/08, Valencia, Spain
Miudinho Festival, 12/08 to 14/08, Berlin, Germany
Hamburger Forró-Tage, 26/08 to 28/08, Hamburg, Germany
Barcelona Forró Festival Pisa Na Fulô 8, 01/09 to 05/09, Barcelona, Spain
Forró ao Pé da Serra, 02/09 to 04/09, Luzern, Switzerland
Forró Genève 7th, 08/09 to 11/09, Geneva, Switzerland
Esta foi nossa mais recente ForróLetter!
Obrigado por subscrever e compartilhar!